
Sobre Nós
O Templo Guaracy de Los Angeles é afiliado ao Templo Guaracy do Brasil
Origem
A Umbanda tem sua origem nas tradições espirituais da África do Oeste. Existem muitas formas de Umbanda e os princípios e as práticas da Umbanda variam de templo a templo. O Templo Guaracy tem sua própria filosofia e respeita todas as formas de Umbanda e todas as manifestações de sabedoria contida nas diferentes tradições espirituais do mundo.
O Templo Guaracy do Brasil foi fundado em 1973 pelo Babalorixa Carlos Buby. Atualmente o Templo Guaracy conta com mais de 600 médiuns no Brasil e em nove outras localidades na Europa e nos Estados Unidos.
Filosofia
O Templo Guaracy está comprometido com a preservação e o desenvolvimento pleno da vida. Esse compromisso inclui um profundo respeito pela natureza, tanto pelo mundo natural como pelos processos naturais da vida. Na Filosofia Guaracyana a vida é reconhecida como a expressão essencial da luz que em um dado momento da eternidade fragmentou-se. Essa fragmentação deu luz às diferentes formas da realidade.
A tradição da Umbanda facilita a comunicação entre os planos materiais e imateriais da existência, através do desenvolvimento da percepção mediúnica. O Templo Guaracy entende o propósito dessa comunicação como uma guia para o crescimento espiritual e a expansão da consciência humana.
Orixás
Orixás são qualidades específicas de energia que existem na natureza. O Templo Guaracy sintetizou essas energias vibracionais em 16 Orixás que ocorrem numa sequência contínua, através dos ciclos dos 4 elementos: Fogo, Terra, Água e Ar.
Cada Orixá pode ser compreendido como um elemento da natureza, uma força que se manifesta nas nossas vidas, ou como um arquétipo. No Templo Guaracy, entendemos que o Fogo influencia os processos de criação e manifestação, e a Terra está relacionada com os planos físico e material, a nossa realidade. A Água corresponde às nossas emoções, e o Ar está conectado com o intelecto e a espiritualidade. Trabalhar com os Orixás nos ajuda a entender a relação entre a nossa dinâmica interior, e as forças que atuam em nossas vidas.
A Filosofia Guaracyana prega o respeito mútuo entre todas as formas de vida que habitam nosso planeta. O Xirê do Templo Guaracy reconhece nos quatro elementos (Fogo – Terra – Água – Ar) e nas combinações de suas dezesseis variantes (Elegbara – Ogum – Oxumarê – Xangô – Obaluaiê – Oxóssi – Ossãe – Obá – Nanã – Oxum – Iemanjá – Ewá – Iansã – Tempo – Ifá – Oxalá) as forças e energias básicas responsáveis pela composição da vida e sua dinâmica no mundo das formas. Na concepção Guaracyana, tanto os elementos como suas dezesseis qualidades são forças e energias da natureza que, por efeito da antropomorfia, transformaram-se em Orixás.